domingo, 23 de junho de 2013

Reflexão Final

É incontestável que nos últimos anos se assistiu a uma grande (r)evolução tecnologia, à qual os professores não se podem manter indiferentes, correndo o risco de os alunos estarem sempre um passo à frente, devendo aproveitar essa oportunidade para estreitar laços entre a escola e o meio envolvente.
Em pleno séc. XXI ser analfabeto já não se refere a não saber ler e escrever, tal como era considerado no passado. Actualmente é necessário que além destes dois pressupostos também domine a web e seus recursos e ferramentas, que facilitam o acesso à informação mas também permitem a publicação e partilha online. Cada vez mais, estar online, é essencial para aprender, dar e receber.
As publicações quer sejam do professor e/ou dos alunos deixam de estar limitadas à turma e ficam disponíveis para toda a rede.

Torna-se, portanto, imperativo que os professores se mantenham actualizados e procurem utilizar as mais diversas ferramentas de forma a que o ensino se torne cada vez mais apelativo.

Vantagens e Desvantagens da web 3.0

Vantagens:

  • Troca de dados e produzir novas informações
  • Pesquisa eficiente (motores de buscas inteligentes)
  • Melhor Marketing
  • Navegação na web eficiente
  • Maior comunicação. 

Desvantagens:

  • Apenas computadores avançados serão capazes funcionar na Web 3.0.
  • Websites 1.0 vão ficar antiquados.

Ferramentas da web 3.0:

  • IFTTT

Existe uma nova ferramenta denominada ifttt baseada na premissa básica que é “responder” a uma estrutura simples: “se eu fizer isto (if this), então quero que aconteça aquilo (then that)”. O “isto” é, neste caso, o ativador de uma ação, e o “aquilo” é a ação em si. Se alguém quiser compartilhar algo automaticamente, só precisa criar a receita, por ex: se for divulgar vídeos do youtube no facebook, basta clicar em gosto e automaticamente aparece postado na sua timeline.



Características da web 3.0 :

                                                                     

  • Transparência;
  • Autenticidade;
  • Navegabilidade;
  • Velocidade da Informação
  • Inovação;



O que é a web 3.0?

                                                                                                         



De acordo com Tim Berners-Lee a Web 3.0 ou Web Semântica está a ser concebida para organizar o caos em que se encontra atualmente a informação. Com a web 3.0 as máquinas operarão sobre as informações, de forma a compreender o seu significado e a uma determinada pergunta, em vez de nos remeterem para um infinito número de links, enviam-nos automaticamente a resposta.
Tim Berners-Lee (criador da World Wide Web) descreve da seguinte maneira os três estados da Web, "read only" (só leitura), "read and write" (lê e escreve) e "read, write and execute" (lê, escreve e realiza).


Web 2.0/3.0 na Educação


As possibilidades que o uso da web 2.0 nos oferece no contexto educacional, como recurso para a prática pedagógica são cada vez mais úteis e preciosas.

Escrever online é estimulante para os professores e para os alunos, podendo tornar estes últimos mais interessados, atentos e responsáveis por aquilo que publicam.
Actualmente, os agentes educativos, tem facilidade em escrever online no blogue ou disponibilizar um filme no youtube.
O ambiente de trabalho deixa de estar no computador pessoal do professor e passa a estar online, sempre acessível, a partir de qualquer lugar do planeta com acesso à Internet.
Publicar conteúdos e comentar “posts” no facebook, no Hi5 ou linkedin, por exemplo,  é tão fácil que se tornou um hábito diário e estas duas realidades complementares contribuem para desenvolver o espírito critico e aumentar a interacção social online e estimulam a aprendizagem.
Os blogs podem ser excelentes auxiliares dos professores, de qualquer disciplina, na fixação dos conteúdos trabalhados, quer sejam texto, vídeos, áudios e imagem, possibilitando a interacção dos alunos através de comentários, postagens de outros textos, de outros vídeos, áudio ou imagens.
A wiki permite a escrita colaborativa de textos, que tanto pode ser feita por meio de comentários das aulas, de textos, livros, como também, pode ser uma produção textual. Pode ainda ser utilizada como enciclopédia temática, onde cada um pode interagir inserindo conteúdos e imagens. Para este tipo de actividade também se pode utilizar o Google Docs.
Os podcasts, podem ser usados para a gravação de conteúdos trabalhados em sala de aula em áudio, e ainda na criação de uma rádio escolar online.
O Youtube pode se utilizado como uma ferramenta complementar às aulas, por meio
de pesquisas realizadas; e, as webquests podem ser usadas em qualquer disciplina, como actividade complementar trabalhando de uma forma lúdica e interdisciplinar.
O conteúdo das aulas, assim como as apresentações realizadas pelos alunos, podem ser disponibilizados online pelo slideshare; ou no flickr, e podem ser também disponibilizados como imagens.
O facebook, sendo actualmente a maior rede social, pode e deve ser aproveitada pelo professor, quer para enriquecer a prática educativa, pois permite a postagem de vídeos, links e arquivos de interesse para os alunos, quer ainda para comunicar com os alunos e/ou encarregados de educação, encurtando distâncias e permitindo uma maior interacção. A utilização do chat pode ainda ser utilizada para o aluno tirar dúvidas decorrentes do estudo em casa.




Fontes: 


Vantagens e Desvantagens da web 2.0

                                                 

A web 2.0 trouxe ao mundo virtual uma mão cheia de vantagens, mas também algumas desvantagens

 
Vantagens:
  • Proximidade e fácil acessibilidade
  • Acesso à informação à distância de um clique
  • Facilidade de criação de conteúdos online
  • Facilidade de partilha


Desvantagens:
  • Criação de perfis falsos
  • Perda de tempo online
  • Demasiada exposição pessoal
  • Violação dos direitos de autor


Ferramentas da web 2.0

                                                                           




São inúmeras as ferramentas disponíveis na web que usam o paradigma da web 2.0 , os exemplos mais populares são:

• Softwares que permitem a criação de uma rede social (social networking) como por exemplo os Blogs, o Hi5, Orkut, Messenger;

• Ferramentas de Escrita Colaborativa, Blogs, wikis, Podcast, Google Docs & Spreadsheets

• Ferramentas de comunicação online como o SKYPE,Messenger, Voip, Googletalk

• Ferramentas de acesso a vídeos como o YouTube, GoogleVideos, YahooVideos

• Ferramentas de Social Bookmarking como o Del.icio.us




quarta-feira, 19 de junho de 2013

Características da web 2.0

De entre as várias características da web 2.0 podemos destacar as seguintes: 





  • Compartilhar: diariamente vão surgindo novas ferramentas de colaboração
  • Comunidade: Devido à abundância de comunidades digitais e aplicações, torna-se possível a troca rápida de informações.
  • Disponibilidade rápida: a actualização das informações é feita de forma mais célere, chegando também mais rapidamente aos usuários.
  • Edição do utilizador/Participação: O utilizador torna-se activo, participativo, actuando sobre aquilo que vê e consome da internet;
  • Opinião franca: o utilizador tem a liberdade de dar a sua opinião;
  • Publicar: há a possibilidade de receber, transformar e publicar num ciclo infinito de informação.
  • Simplicidade: tudo deve ser claro e evidente;

terça-feira, 18 de junho de 2013

O que é a web 2.0?

                                 

O conceito de web 2.0 surgiu em 2004 criado pela empresa americana O’Reilly Media.
Este termo indica uma nova versão da internet, na qual não há uma atualização nas especificações técnicas mas sim uma mudança na interação do usuário, onde este tem a possibilidade de interagir na web e não só observar como acontecia na web 1.0.
Mais do que uma revolução tecnológica a web 2.0 é uma revolução social e cultural, que se estende a todas as áreas da sociedade. A forma como as pessoas interagem com os outros, com a informação e o conhecimento mudou definitivamente.
Os utilizadores passaram de consumidores, a ser também produtores de informação, criando conteúdos que partilham e que passam a fazer parte da informação e de conhecimento disponíveis na Web.
De uma forma sintética podemos dizer que web 2.0 está intimamente relacionada com interatividade.